Irwin: Tecnologia MES da NC Systems alavancando índices de OEE

IRWIN

Irwin: Tecnologia MES da NC Systems alavancando índices de OEE

Sistema NC possibilitou acompanhamento em tempo real das células de produção, garantindo maior eficiência da cadeia produtiva.

Desafio Proposto

Reduzir o número de horas paradas, garantindo maior eficiência às células de produção eram as metas da Irwin em 2012.

A empresa especializada na fabricação e distribuição de ferramentas manuais para profissionais da construção civil se deparou com o desafio de elevar a produtividade e, ao mesmo tempo, reduzir perdas de produção.
 
Para isso, era preciso dimensionar e analisar o potencial produtivo em tempo real, além de quantificar as perdas a partir das células de produção, uma tarefa desafiadora, mas possível, por se tratar de uma empresa com forte tradição no campo da inovação.
 
Fundada em 1885 com o nome de Irwin Auger Bit Company, a empresa atualmente integra a holding mundial Newell Rubbermaid, um grupo com mais de 14 empresas.
 
“Ao longo dos anos, a Irwin tem implementado diferentes estratégias de modernização, sobretudo nos campos da tecnologia” avalia Diego de Moura Nunes, da Irwin Industrial Tool Ferramentas do Brasil.

Solução Apresentada

A resposta para otimizar os processos e alavancar a produtividade das células foi encontrada na implantação do programa Manufacturing Execution System,  o MES da NC Systems.

O projeto teve início em agosto de 2012, garantindo controle do chão de fábrica (produção e paradas) em tempo real. Com isso foi possível analisar as perdas de produção, o que representou um ganho estratégico importante para a empresa, como explica Diego de Moura Nunes:
 
“Juntamos informações valiosas sobre paradas, disponibilidades, desempenho, qualidade e eficiência. Estas informações, metas e resultados estão sempre sendo atualizadas nos quadros de gestão visual espalhados pela fábrica, onde junto com os colaboradores são feitas, diariamente, reuniões de cinco minutos mostrando os pontos positivos e negativos da produção do mês e do dia anterior”.
Funcionamento

O Sistema “NC” está equipado com uma série de telões de LCD espalhados pela fábrica, com diversas informações em tempo real, disponibilidade, desempenho, qualidade, eficiência, e status de produção de cada equipamento. 
 
“Se alguma máquina está parada, o sistema calcula um tempo máximo. Excedendo este tempo, o sistema automaticamente dispara e-mails de alerta para os supervisores e responsáveis da área a fim de trazer uma solução” explica Nunes. 
 
A partir dos dados, também são elaborados relatórios semanais, detalhando o desempenho das células de produção em cada turno. O conteúdo é encaminhado para gerentes, supervisores e líderes para identificar dificuldades e oportunidades, facilitando ainda a tomada de decisões e a busca por soluções.


 

Resultados Obtidos

A partir da implantação do sistema MES a Irwin apresentou ganhos no índice de OEE, o cálculo de eficiência dos equipamentos, que antes da implantação era na ordem de 70%, hoje o índice está acima de 80% e a capacidade produtiva das células chegou a 172 mil peças/dia.

Na tabela abaixo é possível acompanhar a evolução nos índices de disponibilidade, performance e eficiência após oito meses de implantação do projeto.

A redução no número de horas paradas também foi quantificada no período, com ganhos superiores a 15%, conforme os números a seguir:

Com ganhos expressivos nas células de produção, a Irwin é prova dos benefícios alcançados a partir de sistemas modernos e confiáveis de gestão produtiva. 
 
“A NC Systems é uma empresa de confiança, que pensa como parceiro e não somente como fornecedor de um produto ou serviço” avalia Dirceu Deitos, da Newell.

 

<< Mais clientes